segunda-feira, 11 de julho de 2011

Amor - Fruto do Espírito



Para começar, é muito bom definir o que é amor. Nos dicionários encontramos algumas definições, mas todas dizem basicamente o mesmo: amor é um sentimento máximo de afeto. É querer o bem de alguém. São laços que podem ser de origem familiar, religiosa ou derivar da convivência ou admiração por alguém. Inclinação ou apego profundo a algum valor ou a alguma coisa que proporcione prazer, entusiasmo ou paixão.

Mas se tratando dos frutos do Espírito o correto é buscar uma definição bíblica e a definição é:




O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.
Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;
Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;
Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá
I Co 13.4-8

Partindo dessa concepção é preciso entender logo de início que a visão do que é o amor hoje em dia se tornou supérflua demais!
Deus sonhou com um amor puro e verdadeiro. Deus tem esse amor, como prova disso entregou o seu filho como oferta em troca da salvação da humanidade. Não há e jamais haverá amor maior que esse!

A verdadeira identidade do amor se perdeu.
A começar pelo amor ao próximo que deveria ser integral e envolver a todos.
Hoje, o amor ao próximo está apenas voltado aos 'próximos' materialmente falando, ou seja, aos que nos cercam.
Se fosse para dedicar o nosso amor apenas aos nossos parentes, parceiros e amigos, a Bíblia nem precisaria ressaltar acerca desse amor. O amor ao próximo de que ela fala é justamente aos desconhecidos, famintos, chatos, pobres, sujos, aos que magoam, ferem, causam sofrimento... Obviamente inclui as pessoas que tem relacionamentos conosco (de qualquer tipo). Mas o grande desafio é amar ao que causa dor ou irritação.

Amar envolve cuidado, preocupação, demonstração de carinho...
Para ser honesta, acho que hoje pouco se pensa no outro. A começar pelos nossos governantes, que em sua maioria se corrompem e tomam do outro o direito à saúde, educação, alimentação de qualidade, unicamente para se encher de uma riqueza que nunca foi dele e que futuramente só causará desgraça e desamor.
O amor entre pais e filhos não é mais o mesmo (na maioria das famílias), as amizades são apenas por interesse (novamente visando o eu e não o outro), os relacionamentos homem/mulher estão regados de ira, incompreensão, dor e novamente interesses próprios.

Quando o Espírito Santo tem espaço para trabalhar no coração de alguém, o amor flui facilmente, numa sincronia perfeita. Todo aquele que tem verdadeiramente o Espírito de Deus ama sem distinção. Não deseja o mal, não age para frustrar/magoar/ferir o outro. Aquele que tem o amor dentro de si alegra o coração do Pai e valoriza todo o sacrifício de amor do filho.
Amar é prazeroso e enriquece a alma e o coração do homem.
Ajudar a alguém por amor, sem esperar nada em troca acaba trazendo consigo a certeza de que você não estará sozinho quando precisar. É aquela história que sempre dá certo, a gente planta e num belo dia (no tempo de Deus e conforme os planos e a vontade Dele) as coisas de concretizam, a semente dá fruto e todo o trabalho feito tem sua recompensa.

Amar requer muita energia a ser gasta, muito chão a ser percorrido, muitas lágrimas a chorar. Mas amando como Deus ensinou temos a certeza de que Ele é força, fôlego de vida, pão para os cansados e água para os que têm sede. Ele devolve o sorriso àquele que o teme, ao reto e puro de coração.
Ajudar e acolher o outro nada mais é do que permitir que o amor do Pai reflita em nós e frutificar, como o próprio Deus ordena!

Referências Bíblicas acerca do amor:




  • Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros. (Romanos 12.10)
  • As muitas águas não podem apagar o amor, nem os rios afogá- lo. Se alguém oferecesse todos os bens de sua casa pelo amor, seria de todo desprezado.  (Cantares 8.7)
  • Quem achar a sua vida perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim achá-la-á. (Mateus 10:39)
  • E todo o que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou filhos, ou terras, por amor do meu nome, receberá cem vezes tanto, e herdará a vida eterna. (Mateus 19.29)
  • Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros. (João 13.35)
  • Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.(João 15.13)
  • O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem.(Romanos 12.9)
  • A ninguém devais coisa alguma, senão o amor recíproco; pois quem ama ao próximo tem cumprido a lei. (Romanos 13.8)
  • E ainda que distribuísse todos os meus bens para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.  (I Corintios 13.3)
  • E isto peço em oração: que o vosso amor aumente mais e mais no pleno conhecimento e em todo o discernimento. (Filipenses 1.9)





Nenhum comentário:

Postar um comentário